terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Pesquisa Acadêmica e Uso da Internet


A Pesquisa Acadêmica e Uso da Internet

Não podemos dar ao aluno apenas o que ele já sabe, temos que mostrar algo mais, por mais simples que seja ele espera aprender com o professor, ou participar com algo novo que ele sabe. (Oliveira,  2012)

Hoje em dia, com o advento da internet, milhares de páginas de informações são editados. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional:

“Entretanto, o fato de que imagens e informações estão disponíveis, ao mesmo tempo, em praticamente todos os lugares do planeta, por intermédio dos meios eletrônicos de comunicação não significa necessariamente que esteja ocorrendo um processo de democratização do acesso às informações, e muito menos que os cidadãos contemporâneos tenham conhecimento crítico do mundo em que vivem. Basicamente o que mudou nos últimos anos, com o desenvolvimento tecnológico, foi a possibilidade de comunicar as informações globalmente, com maior velocidade e em diferentes formatos” (PCN, 1998, p.136).

O uso da internet não garante que podemos ter todas as informações que queremos. Nem todo o material que se encontra é confiável, além do número de opções que podemos ter.
Ainda de acordo com os Parâmetros Curriculares, “ter informação não significa ter conhecimento”.
É muito comum confundir informação e conhecimento.
Há informação demais, o que não garante o conhecimento no uso da internet na educação. Por ter acesso a muitos dados, muitas informações estão disponíveis, o que causa certa confusão.
Informação é aquilo que encontramos ao pesquisar um determinado assunto, há uma organização dos dados dentro de uma lógica, de um código em uma estrutura determinada.
Conhecimento é o que se adquire fazendo uma pesquisa sobre determinado assunto, é uma construção, há uma integração da informação com o nosso referencial, nos apropriamos e tornamos significativo para nós.
Enquanto a informação é passada o conhecimento é construído, é criado.
Ao fazer uma pesquisa na internet, é comum encontrarmos sites tendenciosos, com informações sem respaldo. É preciso saber a origem da informação, quem escreveu e se é confiável, pois ela pode ter informações nem sempre corretas.
A internet atualmente é o maior repositório de informação do mundo. A maior parte dos documentos é produzida digitalmente, sejam em formas de vídeo, áudio ou texto que através das tecnologias digitais temos acesso instantâneo.
Pesquisar na web é uma tarefa que exige paciência. Para pesquisas acadêmicas na web é preciso conhecer como funciona o sistema de localização de documentos. A informação armazenada é acessada através do URL (Uniform Resourse Locator) URL, Localizador Uniforme de Recursos, o esquema utilizado na web para localizar uma determinada página ou arquivo. Há uma janela no alto do seu navegador para escrever o endereço de sites onde aparecem as letras “http://” que significam documento de hipertexto. “Composto de nós que podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, ou ainda, seqüências sonoras”. (LÈVY, 1993). O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) - Protocolo de Transferência de Hipertexto - é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.
Ao realizar uma busca na internet é preciso mais que paciência, é preciso concentração para não se perder em meio a tanta informação. Para uma boa busca é preciso saber quais são as palavras-chave e sua melhor combinação para resultados mais significativos.
Também é preciso conhecer os mecanismos de busca, as suas ferramentas mais avançadas.
Podemos fazer pesquisas na web por meio de sites que hospedam documentos ou por meio de index dos sites de busca.
Entre os sites de busca mais conhecidos temos o Google (Acadêmico), Altavista e Yahoo.
Encontramos seus endereços:
No Google: www.google.com.br,
No Altavista: www.altavista.com.br,
No Yahoo: www.yahoo.com.br.
Como exemplo tem o sistema de busca Google que é um site de busca com maior abrangência atualmente (www.google.com.br). Quando digitamos uma palavra na pagina do google pode-se clicar em pesquisar para obter a resposta que buscamos.
Para encontrar a definição de alguma palavra devemos digitar desta forma:
·         “define: (palavra)”. Ao se usar aspas no início e no fim (“ ”) limita-se a pesquisa à frase digitada e não à palavras isoladas.
·         Quando se usa asterisco (*) amplia-se o resultado da pesquisa.
·         O sinal de adição (+) amplia a busca e traz páginas que contenham duas expressões.
·         Sinal de subtração (-) elimina palavras ou frases que encurtam o resultado da busca.
·         Em buscas de site de língua portuguesa podemos usar o conectivo “e” ou “and” para sites de busca em língua inglesa, quando colocado entre duas palavras, traz resultados que contenham as duas expressões.
·         “ou” para sites de língua portuguesa e “or” para sites de língua inglesa colocadas entre duas palavras permitem páginas com informações de uma ou da outra palavra.


Bibliografia: 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MEC, SEF, 1998. 10 v. Conteúdo: v. 6 – Arte.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

OLIVEIRA, Fernando, “O Ensino de Arte e a Educação a Distância”, 2009
                                     
“O Ensino de Arte Através da Internet nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Helvécio Dahe”, 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário