sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como estudar no CESEC

Reunião Informativa

Somos o CESEC - Centro Estadual de Educação Continuada, uma escola de educação de jovens e adultos mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com certificado válido em todo o território nacional.

IDADE MÍNIMA:       

É preciso ter idade mínima para estudar no CESEC:
Quinze anos para o Ensino Fundamental.
Dezoito anos para o Ensino Médio.

FREQÜÊNCIA

No CESEC o aluno cursa de modo semi-presencial, ou seja, o aluno não cumpre carga horária, apesar de ser registrado sua presença para controle da escola, sendo necessário que o aluno venha à escola para que o professor o oriente quanto ao conteúdo de estudos e seja tirado suas dúvidas referente à matéria estudada, preparando-o assim para  submeter-se a avaliação que chamamos de Teste de Unidade (T.U.), ao qual ele só pode fazer mediante autorização do professor. Lembrando que quanto mais o aluno vier à escola, tirar suas dúvidas e fazer provas, mais rápido ele terminará os seus estudos.

MÍNIMO PARA APROVAÇÃO:

É exigido um mínimo de cinquenta por cento (50%) de acerto em cada prova sendo no mínimo cinco provas para eliminação de cada disciplina referente aquele nível de estudos.

METODOLOGIA DE ESTUDO

No CESEC não existe série porque o aluno faz a matrícula e cursa por disciplina até terminar aquele nível de estudo ( sete matérias para o Ensino Fundamental e onze matérias para o Ensino  Médio). Através de eliminação por disciplina, que são divididas em módulos: no mínimo cinco e no máximo oito provas.

DISCIPLINASdo Ensino Fundamental

Língua Portuguesa, Matemática, História,  Geografia, Ciências, Inglês e Artes.

DISCIPLINAS: do Ensino Médio

Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História,  Geografia, Biologia, Química, Física, Inglês, Artes, Filosofia e Sociologia.

MATERIAL PEDAGÓGICO:

As disciplinas são trabalhadas através de apostilas divididas em módulos que deverão ser adquiridas pelo aluno. São elaboradas pelo professor e podem ser adquiridas na Copiadora Universitária pagando o preço de cópia por página.


APROVEITAMENTO DE ESTUDOS:

As Disciplinas concluídas por Exames ou Cursos em outros estabelecimentos de Ensino e as disciplinas de séries finais do Ensino Regular (8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio) serão aproveitadas no CESEC.

DURAÇÃO DO CURSO:

Dependerá do ritmo de aprendizagem de cada aluno.

MATRÍCULA:

Durante o ano inteiro no horário de 7h às 11h  e de 13 às 19 horas.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

-   2 Fotos ¾.
- Xérox + Original do Histórico Escolar ou  
  original da Declaração de Transferência.
-  Xérox do CPF.
-  Xérox da Carteira de Identidade (não vale a carteira de Habilitação)
-  Xérox do Título de Eleitor + comprovante de votação da última eleição.
- Xérox da Certidão de Nascimento para menores de 18 anos.
- Xérox da Certidão de Casamento (quando houver alteração do nome de solteiro(a).
- Xérox do Certificado de Reservista para homens entre 18 e 45 anos de idade.
Xérox da conta de Energia Elétrica atual, onde consta o número do cliente e instalação.


EXAMES ESPECIAIS
    
    O candidato, poderá solicitar exame especial na Banca Permanente de Avaliação a qualquer época do ano, no CESEC, que oferece Banca de Exames para terminalidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
    Para se inscrever na Banca é necessário procurar a secretaria e marcar uma entrevista.

https:sites.google.com/site/cesecgovernadorvaladares/
.
ORIENTAÇÕES GERAIS:

01 – É necessária a apresentação da carteirinha para o professor na sala de aula, na sala de prova e na secretaria da escola.

02 – É de 48 horas o intervalo para a próxima prova quando o aluno não atingir o mínimo para a aprovação.

03 – É preciso estar atento aos horários de prova e aos horários de atendimento do professor, bem como aos avisos afixados no quadro.

04 – É necessário à autorização do professor para fazer prova. A prova no noturno deverá ser agendada na secretaria com antecedência.

05 – O celular deverá ser desligado ao entrar em sala de aula ou de prova.

06 – Seja educado e paciente.

07 – Não é exigido uniforme, mas é preciso trajar-se decentemente.

CESEC – Um jeito diferente de estudar.
Rua Leonardo Cristino, 3520 – Centro – Governador Valadares/ MG - Tel/Fax: (33)3276-8109

Seja Bem Vindo.

Site da Banca de Exames Especiais

 https://sites.google.com/site/cesecgovernadorvaladares/como-estudar-no-cesec


30 comentários:

  1. tenho 18 anos mais ainda nao tenho reservista , me alistei agora em fevereiro, tem que ter o reservista na hora ? para poder se matricular?

    ResponderExcluir
  2. Tenho 17 anos e precisava tanto fazer cesec

    ResponderExcluir
  3. A matricula é feita somente na escola ?

    ResponderExcluir
  4. Tem muito tempo que nao estudo cescec cresce e muito dificil

    ResponderExcluir
  5. Estou cursando o ensino médio lá e queria saber se eu for todos os dias e comprir todos os deveres, quanto tempo eu termino?

    ResponderExcluir
  6. Tenho 16 anos passei pro 1° ano,mas fiquei de progressão continuada em 3 materiais.posso fazer essas matérias no Cesec e dar continuidade no 2° grau?

    ResponderExcluir
  7. fis minha matricula pra fazer a prova dia 24 e 25 dese mes mas nao encontro as materias

    ResponderExcluir
  8. Como q funciona?
    Agente paga quando vai fazer a prova??

    ResponderExcluir
  9. Tenho 17 anos e preciso muito terminar o 3 ano la, posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO POIS ESTA NA IDADE IDEAL PARA CUMPRIR O ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL

      Excluir
  10. Posso ter aula presencial so uma vez por semana?

    ResponderExcluir
  11. eu estudei até o quarto ano do ensino fundamental poço fazer cesec

    ResponderExcluir
  12. Tenho 17 anos,faço 18 em Novembro desse ano.
    Já posso inscrever-me no Cesec?

    ResponderExcluir
  13. Fiz inceja e não passei em matemática consigo eliminar só ela no cesec ?

    ResponderExcluir
  14. Não passei em ciências história e geografia no encceja e queria entrar no ensino médio em 2020 será que consigo?

    ResponderExcluir
  15. Eu fiz o 3°ano e não consegui passar, fiquei em 3 matérias, teria como eu fazer o Cesec apenas para tirar essas matérias com 17 anos?

    ResponderExcluir
  16. Quero fazer o ensino médio do cesec quanto demoro para formar?

    ResponderExcluir
  17. Preciso estudar para realizar meus sonhos e minha esposa também

    ResponderExcluir
  18. Tenho 17 anos, faço 18 daqui 1 mês, conclui só o 1° ano do ensino médio no ano de 2017, e agora quero voltar e concluir o 3°, posso me matricular ou tenho que esperar completar 18 anos?

    ResponderExcluir
  19. Eu queria estudar onlaine mais não concigo como eu faso

    ResponderExcluir
  20. Eu quero terminar o ensino médio faltam 8 matérias o cesec e ótimo já fiz o fundamental é gostei muito

    ResponderExcluir
  21. Estou tentando entrar em contato com a escola mais nunca atendem o telefone....ligo demanha de tarde anoite todos os dias mais nunca atendem ...Tá difícil entrar em contato e quando vou na escola está fechada ...

    ResponderExcluir
  22. Olá! Bom dia! Gostaria de saber se agora em período de pandemia , está tendo aula remota ?

    ResponderExcluir
  23. Oi boa tarde como faço pra min matrícula tenho 20anos será qui conseguim fazer?

    ResponderExcluir
  24. Como faço pra acabar de fazer os restantes das matérias do ensino médio que ficou pra traz
    O que devo fazer e quem procurar anda as orientações pra mim por favor no email meu esse ou dineinp@hotmail.com

    ResponderExcluir